domingo, 27 de outubro de 2013

Novas Mídias: Contextos e Linguagens

Há uma premissa comprovada de que uma imagem vale mais do que mil palavras. O vídeo em si próprio é mais efetivo, no que se refere à transferência de saberes, do que a disseminação oral e reprodutiva do conhecimento ou do que a leitura de textos extensos ou apresentações expositivas intensas. Podemos também considerar a teoria das inteligências múltiplas (Gardner, 1998), que considera ser importante o uso de recursos diversos para desenvolvimento da aprendizagem. Vídeo é um instrumento de comunicação, uma ferramenta de informação, um recurso didático, formado por uma sequência de imagens em movimento, que se faz presente na vida humana desde a pré-história, por meio das pinturas rupestres encontradas no interior das cavernas. Observa-se uma grande evolução desta ferramenta, através dos tempos, mediante o registro de novos recursos, que visavam deslocar imagens estáticas, como os ícones dispostos ao longo dos vitrais das catedrais que abordavam a paixão de Cristo, ou ainda, os caleidoscópios dos povos árabes, que refletiam repetidas imagens em diferentes possibilidades de simetria central e axial, as quais pareciam “mover as imagens” na mente das pessoas. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação a Distância (SEED) Oficina de VídeoI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário